PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido
PPGDiDeS
Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de
Desenvolvimento do Semiárido

Título do projeto: A influência das condições institucionais de universidades públicas para o desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores do ensino superior

Integrantes: Fernanda Roda de S. A. Cassundé - Coordenadora / Milka Alves Correia Barbosa - Pesquisadora / Nildo Ferreira Cassundé Junior - Pesquisador / Andressa Pacífico Franco Quevedo - Pesquisadora.

Descrição: A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da educação a distância (EAD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é: como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior relacionam-se com as condições do contexto organizacional das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta será realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procura-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação a influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como loci para a realização do estudo de casos múltiplos optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Como unidade de análise sugere-se os cursos de administração oferecidos através da UAB. As entrevistas e os documentos serão examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o do Atlas.Ti. As principais contribuições desta pesquisa são: a avaliação do modelo integrado para desenvolvimento competências dos professores e discentes a partir das dimensões para implementação da EAD em contextos universitários, uma vez que este poderá servir de referência para as IES públicas e privadas e a diminuição da lacuna apontada por Awadi e Cooper (2015) e Farid et al (2015) com relação a avaliação do contexto institucional das universidades.

Tipo de projeto: pesquisa

Situação: em andamento (2017-atual)

Tempo de duração do projeto: 03 anos

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Auxílio financeiro

Edital: Chamada Universal MCTI/CNPq N º 01/2016