Título do projeto: Construção e validação de um instrumento de mensuração das competências profissionais do professor da educação superior, com base no modelo de Mendonça et al (2012)
Integrantes: José Ricardo Costa de Mendonça - Coordenador / Cacilda Soares de Andrade (UFPE) - pesquisadora / Ana Carolina Peixoto Medeiros (IFPE) - pesquisadora / Marcela Rebecca Pereira (UNINASSAU) - pesquisadora / Fernanda Roda S. A. Cassundé - pesquisadora / Milka Alves Correia Barbosa - pesquisadora.
Descrição: Apesar do modelo de Mendonça et al (2012) já ter sido aplicado em alguns estudos, como, por exemplo, Barbosa (2015) e Cassundé (2015), ainda não foi desenvolvido um instrumento quantitativo que mensure o modelo completo e permita a aplicação deste arcabouço teórico a um universo maior professores. Com base no abordado acima e visando desenvolver um questionário operacionalizado sob a forma de instrumento de medida, apresenta-se a seguir a pergunta de pesquisa: é possível construir e validar uma medida de competências profissionais do professor do ensino superior, com base no modelo de Mendonça et al (2012)? O instrumento de mensuração a ser construído e validado será denominado de Medida de Competências do Professor do Ensino Superior (MCPES).
Tipo de projeto: pesquisa
Situação: em andamento (2017-atual)
Tempo de duração do projeto: 03 anos
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Auxílio financeiro
Edital: Chamada Universal MCTI/CNPq N º 01/2016